LEGO - Kit Braille anunciado oficialmente - Brincando com Blocos | Para Você, o melhor site de noticias do mundo LEGO.

quarta-feira, 24 de abril de 2019

LEGO - Kit Braille anunciado oficialmente

O LEGO Group e a LEGO Foundation estão desenvolvendo um novo método de aprendizado juntamente com associações de apoio a pessoas com problemas visuais.. Um kit braille, que deverá conter 250 pedras diferentes, foi introduzido e será lançado em 2020. Segue abaixo o comunicado de imprensa.


Munique, 24 de abril de 2019. Seis pontos, dispostos em duas filas verticais com três pontos cada, formam a base do Braille, criado por Louis Braille. O LEGO Group e a LEGO Foundation transferiram este padrão de pontos em conjunto com várias associações para cegos para blocos LEGO. O objetivo é promover ainda mais a aprendizagem do Braille com a ajuda de peças LEGO. Após a conclusão da fase de teste protótipo atual, o Grupo LEGO planeja fornecer os kits para crianças cegas e deficientes visuais gratuitamente, a LEGO Braille será distribuida a partir de 2020 através de organizações selecionadas, como a empresa dinamarquesa, anunciou hoje na Conferência de Marcas Sustentáveis ​​em Paris, França hoje.


Espera-se que um LEGO Braille Set contenha 250 blocos LEGO Braille diferentes, cada um com seus padrões de pontos de letras, números ou símbolos fáceis de detectar. Cada conjunto contém os blocos apropriados para, entre outras coisas, o alfabeto, os números de zero a nove e símbolos matemáticos. Além disso, os blocos LEGO Braille são impressos com letras ou símbolos para auxiliar membros da família, professores e outras crianças com deficiência visual, e para proporcionar uma experiência compartilhada de jogo e aprendizado. Antes do lançamento no mercado, os conjuntos passam por extensas fases de testes, atualmente no Brasil, na Dinamarca, na Grã-Bretanha e na Noruega, para atender aos diferentes requisitos linguísticos. No final do verão deste ano, Alemanha, França e Espanha participarão dos testes.



"Cada vez menos crianças cegas ou deficientes visuais aprendem a ler e escrever usando braille. Eles costumam usar programas de computador, livros de áudio e outras ajudas técnicas. O que parece ser uma vantagem no início, no entanto, pode ser desvantajoso. Porque sabemos que as pessoas que usam o Braille são frequentemente mais independentes, têm educação superior e melhores perspectivas de emprego ", diz Philippe Chazal, tesoureiro francês da European Blind Union (EUB). "Acreditamos firmemente que os blocos LEGO Braille estão ajudando a aumentar o interesse em aprender Braille. É por isso que estamos empolgados com o fato de a Fundação LEGO estar desenvolvendo este conceito para trazer o Braille para crianças de todo o mundo ”.



John Goodwin, CEO da Fundação LEGO, acrescenta: "Crianças cegas e deficientes visuais, assim como crianças sem restrições, têm sonhos para o futuro e desejos. Eles têm o mesmo desejo de explorar o mundo, mas estão freqüentemente expostos ao isolamento involuntário. Temos certeza de que as crianças aprendem melhor brincando e desenvolvem habilidades importantes, como criatividade, trabalho em equipe e comunicação. Com este projeto, estamos criando uma abordagem divertida e inclusiva para o aprendizado em braille que, esperamos, inspirará crianças, pais, cuidadores, professores e profissionais em todo o mundo, além de nós mesmos. "

Origem das pedras LEGO Braille

A ideia dos blocos LEGO Braille foi apresentada ao Grupo LEGO pela Associação Dinamarquesa de Cegos em 2011, e a Fundação Dorina Nowill para Cegos do Brasil também se convenceu do conceito em 2017. Em estreita colaboração com outras organizações cegas do Brasil, Dinamarca, Grã-Bretanha e Noruega, os inovadores blocos LEGO foram criados para facilitar e promover o aprendizado de Braille.

Morten Bonde, diretor de arte sênior do LEGO Group, conhece as dificuldades dos deficientes visuais de sua própria experiência: ele sofre de uma doença ocular genética que faz com que ele fique cego com o tempo. "As respostas aos blocos LEGO Braille que recebemos de alunos e professores até agora durante o período experimental foram muito inspiradoras. Eles me lembram que as únicas restrições na vida são aquelas que eu defino para mim mesmo. O envolvimento das crianças e seu interesse em ser independente e igual na sociedade está muito presente. Me emociona como crianças cegas e deficientes visuais se beneficiam dos blocos Braille LEGO e desenvolvem habilidades importantes e autoconfiança para o trabalho e a vida cotidiana. "

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde , 19 milhões de crianças em todo o mundo são deficientes visuais, incluindo 1,4 milhão de crianças com cegueira irreversível.

"Na Europa , cerca de 75% dos adultos com deficiência visual estão desempregados. Para comparação: entre todos os europeus com deficiência, a taxa de desemprego é de 53%. Segundo o Fórum Europeu das Pessoas com Deficiência e a União Europeia para os Cegos, o desemprego está intimamente ligado à discriminação, à pobreza e à exclusão social.

"O Fórum Europeu das Pessoas com Deficiência e a Human Rights Watch salientam que as crianças com deficiência têm frequentemente dificuldades no sistema escolar porque não há recursos de apoio suficientes.

"Nos Estados Unidos, apenas 10% das crianças cegas hoje aprendem braille, em comparação com mais de 50% nos anos 50. No entanto, de acordo com a American Printing House for the Blind, há evidências de uma tendência ascendente, já que o público, apesar das ajudas digitais avançadas para cegos, acredita novamente na importância de aprender braille.

Nenhum comentário:

Postar um comentário